ko

domingo, 30 de junho de 2013

Caverna do dragão

A verdade é que eu não poderia deixar de postar sobre esta maravilha, que é, como uma literatura de fantasia pseudo-geek. Caverna do dragão (nos EUA como Dungeons and Dragons) é uma série de televisão produzida pela Marvel Comics e TSR, Inc. e exibida pela primeira vez na CBS, nos Estados Unidos, em 1983. Ela é baseada no popular jogo de RPG Dungeons & Dragons.
Apesar de ter sido destinado a um público mais jovem, esta série animada era incomum para as crianças, no valor de ética e empatia exibidos pelos protagonistas para o telespectador. O nível de violência foi controverso para a televisão das crianças na época, um episódio, Tumba do Dragão, foi abandonado porque os personagens tinham contemplado em matar seu inimigo "O vingador". Em 1985, uma conferência, disse que era a série animada era mais violento do que mostrado na TV. As críticas não se deviam tanto à própria série, mas sim associadas ao conteúdo oculto.
A história começa quando um grupo de amigos vão se divertir no parque, entrando em Dungeons & Dragons, que é uma montanha-russa em que os monstros estão no caminho, em seguida, abri-se uma porta dimensional e os levam a um mundo mágico. Chegando a conhecer o Mestre, o que lhes dá armas especiais únicas, e este será o seu guia e mentor. 
Alguns rumores na década de 1990 sugeriu que, devido a um acidente no carrossel, os personagens principais da série são realmente mortos desde o primeiro episódio, e eles ficaram presos no inferno. Subjacente a essa premissa foi dito que o Mestre dos Magos era a mesma face do diabo, capaz de dar às crianças o medo e a falsa esperança. 
Um fato curioso, apesar de ser o principal personagem de fantasia do gênero Hank não usava espadas. Outro fato polêmico foi o de que o personagem de Sheila, era inicialmente uma ladra, mas, parece que no momento uma ladra não era um bom exemplo para crianças que podiam assistir a série, de modo que a caracterírtica foi alterada. Tiamat, o dragão de cinco cabeças aparece como uma das divindades menores.
A pressão pelas associações de pais fez a série ser cancelada, no entanto o roteirista Michael Reaves, que deu vida ao capítulo cemitério na série, produziu uma chamada final que nunca veio. Nele as crianças finalmente tem a chance de voltar para casa - mas valerá a pena o risco ? Michael Reaves nunca o produziu, embora ele tenha publicado em roteiro em seu site pessoal.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Cavalo de fogo


Cavalo de fogo (Wildfire Inglês), foi criado por Hanna-Barbera, um mestre em desenhos animados com obras como Os Flintstones, Tom & Jerry, Top Cat, Johnny Quest, Zé Colméia, Scooby-Doo ... Ele estreou nos Estados Unidos na CBS em setembro de 1986 e chegou ao Brasil um ano depois.
Com imagens bem feitas, músicas criadas por um compositor premiado, e um enredo original, Wild Fire só teve uma temporada e é composta por 13 episódios, e, infelizmente, raramente emitido na TV, mas deixou uma forte impressão em quem possa apreciá-lo.
Esse é um típico exemplo do porquê dos desenhos mais antigos serem melhores que os atuais , essa obra prima de William Hanna e Joseph Barbera nos anos 80 se consolidou como um dos melhores desenhos de sua época, tanto nos Estados Unidos seu país de produção como aqui no Brasil, onde ostentou longo período no ar na tela do SBT
Aqui está um bom resumo da série:
Era uma vez, 14 anos atrás, uma rainha bela e amada chamado Sarana que iria se casar com o príncipe Cavan. Sarana foi a soberana do reino de Dar-Shan, um mundo mágico localizado em uma dimensão diferente da Terra.
Mas a irmã da rainha, Diabolyna, desejava a coroa, amaldiçoando o casamento, dando ao casal apenas um ano de felicidade.
Pelos reinado, Sarana teve sua primeira filha, Sara. Mas a maldição começou a agir ... A rainha no seu leito de morte, decidiu enviar a sua filha para longe de Dar-Shan para salvar sua vida. Ela confiou a menina a Cavalo de fogo, um cavalo nobre, para levá-la para a Terra com seu pai, que havia perdido a memória e estava em sua nova casa com o novo nome de John Cavanaugh.

Sara foi deixada em um cesto, com um amuleto mágico, a única ligação com sua vida passada.
Treze anos se passaram, onde Sara cresceu sabendo que ela era uma princesa até que um dia seu amuleto começa a brilhar. Cavalo de fogo retorna a Terra para revelar a sua verdadeira identidade e levá-la para conhecer Dar-Shan.
Uma vez lá, ela encontra Dorin Alvinar , para ajudar em sua missão: impedir que a tia Diabolyna se torne a nova rainha de Dar-Shan até que ela tenha idade suficiente para tomar o lugar legítimo, o trono do reino.
Sempre que alguém precisa de ajuda, em Dar-Shan, Cavalo de fogo atravessa o portal e vai em busca de Sara ...

Ao longo dos 13 episódios que dura a série, vamos aprendendo mais sobre Dar-Shan, o segredo da sua magia, e do Santuário dos cavalos que irão acompanhar cavalo de fogo e Sara em sua aventura para garantir a paz no reino.
Com um tema de abertura comovente, o desenho era obrigatório para as crianças que ligavam suas TV's nos anos 80 e 90. A atração, aliás, ilustra bem porque o SBT era referência em programação infantil naquela época, todos os desenhos veiculados pela emissora eram de alto nível, contavam com largo horário na grade e eram exibidos sem cortes e com suas aberturas, coisa que a rival Globo até hoje nunca aprendeu a fazer.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A família Dinossauro

A Família Dinossauros, produzido por Jim Henson Productions, foi um show que foi ao ar no ano de 1991.
O show, definido em 60.000.000 A.C. em Pangaea, era uma mistura familiar de Os Flintstones e Os Simpsons. Ele girava em torno das desventuras da família, Dino, o pai, Fran , a mãe, Robbert, o filho; Charlene , a filha e do bebê "Não é a mamãe", o baby.
Embora o show fosse alegre e voltado para os espectadores mais jovens, abordava temas pesados, como o assédio sexual, a objetificação das mulheres, direitos civis, o uso de esteróides, masturbação, abuso de drogas, o racismo, a pressão dos colegas, religião e direitos das mulheres.
No memorável, mas muito escuro final da série, ele tocou nos temas do ambientalismo e da mortalidade - com um final que deixou todos os personagens enfrentando a morte iminente.
O final da série, "Changing Nature", foi ao ar em 20 de julho de 1994, e o episódio começou com a família dinossauro reunida em um piquenique aguardando o retorno anual dos bes
ouros. Os besouros, para a decepção da família, nunca vieram.
Aprendemos, com um pouco de antecipação, que a razão pela qual os besouros nunca mais voltaram foi porque eles tinham sido erradicados depois que os dinossauros tinham, de forma irresponsável, construido uma fábrica de frutas de plástico sobre seu pântano.
Os besouros desempenharam um papel importante no ecossistema de Pangaea, alimentando-se de um tipo de trepadeira. Sem os besouros, as vinhas começaram a crescer fora de controle.
Claro, Dino foi encarregado de uma força-tarefa ambiental responsável para resolver o problema da vinha.
A solução da força-tarefa ambiental para lidar com as videiras é pulverizar o planeta com desfolhante. O envenenamento em massa, no entanto, não só mata as vinhas, mas toda a vida vegetal em Pangaea.

Em um esforço para reanimar a vida das plantas morrendo, Sr. Richfield, chefe de Dino, ordena que a força-tarefa ambiental faça chuva. Eles executam um plano para lançar bombas em vulcões do planeta, que, por sua vez, eles esperam que criem nuvens de chuva.
O plano dá errado - e, em vez de chuva, as nuvens trazem neve, causando resfriamento global e o início da Idade do Gelo.
Na cena final, a família está reunida dentro de sua casa tentando se manterem aquecidos.
Percebendo que o mundo está chegando ao fim, Dino pede desculpas a sua família e admite que ele não deveria ter "tomado a natureza desta forma."
Em um momento comovente, a família dinossauro aceitar seu destino e prometem ficar juntos (até o fim).
A linha final do episódio é entregue por Howard Handupme (o Walter Cronkite dos Dinossauros), estranhamente, dizendo: "Boa noite. Adeus ".
Para realmente conduzir que este é o fim da família dinossauro, o episódio termina com uma imagem de neve acumulando em sua casa.