ko

domingo, 30 de junho de 2013

Caverna do dragão

A verdade é que eu não poderia deixar de postar sobre esta maravilha, que é, como uma literatura de fantasia pseudo-geek. Caverna do dragão (nos EUA como Dungeons and Dragons) é uma série de televisão produzida pela Marvel Comics e TSR, Inc. e exibida pela primeira vez na CBS, nos Estados Unidos, em 1983. Ela é baseada no popular jogo de RPG Dungeons & Dragons.
Apesar de ter sido destinado a um público mais jovem, esta série animada era incomum para as crianças, no valor de ética e empatia exibidos pelos protagonistas para o telespectador. O nível de violência foi controverso para a televisão das crianças na época, um episódio, Tumba do Dragão, foi abandonado porque os personagens tinham contemplado em matar seu inimigo "O vingador". Em 1985, uma conferência, disse que era a série animada era mais violento do que mostrado na TV. As críticas não se deviam tanto à própria série, mas sim associadas ao conteúdo oculto.
A história começa quando um grupo de amigos vão se divertir no parque, entrando em Dungeons & Dragons, que é uma montanha-russa em que os monstros estão no caminho, em seguida, abri-se uma porta dimensional e os levam a um mundo mágico. Chegando a conhecer o Mestre, o que lhes dá armas especiais únicas, e este será o seu guia e mentor. 
Alguns rumores na década de 1990 sugeriu que, devido a um acidente no carrossel, os personagens principais da série são realmente mortos desde o primeiro episódio, e eles ficaram presos no inferno. Subjacente a essa premissa foi dito que o Mestre dos Magos era a mesma face do diabo, capaz de dar às crianças o medo e a falsa esperança. 
Um fato curioso, apesar de ser o principal personagem de fantasia do gênero Hank não usava espadas. Outro fato polêmico foi o de que o personagem de Sheila, era inicialmente uma ladra, mas, parece que no momento uma ladra não era um bom exemplo para crianças que podiam assistir a série, de modo que a caracterírtica foi alterada. Tiamat, o dragão de cinco cabeças aparece como uma das divindades menores.
A pressão pelas associações de pais fez a série ser cancelada, no entanto o roteirista Michael Reaves, que deu vida ao capítulo cemitério na série, produziu uma chamada final que nunca veio. Nele as crianças finalmente tem a chance de voltar para casa - mas valerá a pena o risco ? Michael Reaves nunca o produziu, embora ele tenha publicado em roteiro em seu site pessoal.

Um comentário:

  1. Desenho sensacional, sem dúvida, um dos meus favoritos.
    Este último capítulo requiem nunca foi trazido para a tela, foi o toque final que culminou o fim da série.

    ResponderExcluir