Cavalo de fogo (Wildfire Inglês), foi criado por Hanna-Barbera, um mestre em desenhos animados com obras como Os Flintstones, Tom & Jerry, Top Cat, Johnny Quest, Zé Colméia, Scooby-Doo ... Ele estreou nos Estados Unidos na CBS em setembro de 1986 e chegou ao Brasil um ano depois.
Com imagens bem feitas, músicas criadas por um compositor premiado, e um enredo original, Wild Fire só teve uma temporada e é composta por 13 episódios, e, infelizmente, raramente emitido na TV, mas deixou uma forte impressão em quem possa apreciá-lo.
Esse é um típico exemplo do porquê dos desenhos mais antigos serem melhores que os atuais , essa obra prima de William Hanna e Joseph Barbera nos anos 80 se consolidou como um dos melhores desenhos de sua época, tanto nos Estados Unidos seu país de produção como aqui no Brasil, onde ostentou longo período no ar na tela do SBT
Aqui está um bom resumo da série:
Era uma vez, 14 anos atrás, uma rainha bela e amada chamado Sarana que iria se casar com o príncipe Cavan. Sarana foi a soberana do reino de Dar-Shan, um mundo mágico localizado em uma dimensão diferente da Terra.
Mas a irmã da rainha, Diabolyna, desejava a coroa, amaldiçoando o casamento, dando ao casal apenas um ano de felicidade.
Pelos reinado, Sarana teve sua primeira filha, Sara. Mas a maldição começou a agir ... A rainha no seu leito de morte, decidiu enviar a sua filha para longe de Dar-Shan para salvar sua vida. Ela confiou a menina a Cavalo de fogo, um cavalo nobre, para levá-la para a Terra com seu pai, que havia perdido a memória e estava em sua nova casa com o novo nome de John Cavanaugh.
Sara foi deixada em um cesto, com um amuleto mágico, a única ligação com sua vida passada.
Treze anos se passaram, onde Sara cresceu sabendo que ela era uma princesa até que um dia seu amuleto começa a brilhar. Cavalo de fogo retorna a Terra para revelar a sua verdadeira identidade e levá-la para conhecer Dar-Shan.
Uma vez lá, ela encontra Dorin Alvinar , para ajudar em sua missão: impedir que a tia Diabolyna se torne a nova rainha de Dar-Shan até que ela tenha idade suficiente para tomar o lugar legítimo, o trono do reino.
Sempre que alguém precisa de ajuda, em Dar-Shan, Cavalo de fogo atravessa o portal e vai em busca de Sara ...
Ao longo dos 13 episódios que dura a série, vamos aprendendo mais sobre Dar-Shan, o segredo da sua magia, e do Santuário dos cavalos que irão acompanhar cavalo de fogo e Sara em sua aventura para garantir a paz no reino.
Com um tema de abertura comovente, o desenho era obrigatório para as crianças que ligavam suas TV's nos anos 80 e 90. A atração, aliás, ilustra bem porque o SBT era referência em programação infantil naquela época, todos os desenhos veiculados pela emissora eram de alto nível, contavam com largo horário na grade e eram exibidos sem cortes e com suas aberturas, coisa que a rival Globo até hoje nunca aprendeu a fazer.
Um desenho fantástico, com uma dublagem perfeita, realmente uma pena os desenhos de hoje serem apenas animações sem conteúdo algum.
ResponderExcluir