Kojak foi um daqueles personagens que cruzaram a TV para tornar-se parte da nossa cultura popular, pelo menos no final do século passado, quando era atual chamar qualquer pessoa careca de Kojak. A série nunca foi nada de especial, de modo que sua fama é maior do que a sua qualidade, mas tenho certeza que ocupou uma parte de nossas memórias.
O início: O renomado roteirista Abby Mann, Oscar de melhor roteiro pelo filme 'The Nuremberg Trials', fez um filme para a televisão baseado em fatos reais chamados de "Os Crimes Marcus-Nelson. Este filme realmente criticou os procedimentos judiciais americanos para descrever um grave erro judiciário, teve um personagem principal que era um detetive chamado Kojack, interpretado por Telly Savalas.
O enredo: Kojak foi uma série clássica de detetives de polícia em toda a amplitude do termo. As características distintivas que o distinguem de outras séries semelhante foi a calvície de seu protagonista, sua ascendência grega e estar sempre com um pirulito na boca. Os episódios eram independentes e resolviam um assassinato que geralmente desconheciam o assassino, embora às vezes era mostrado na primeira cena.
O estilo de Kojak era áspero, grosseiro e sem sofisticação, usando todos os recursos para pegar o assassino. A tenacidade, obstinação e vontade de fazer justiça eram suas principais características. Como é habitual neste tipo de série, o veículo era uma parte importante do personagem. Os capítulos tinham Kojak atingindo a cena do crime e fazendo sua pesquisa questionando os suspeitos e depois de várias pistas falsas, pegar o criminoso.
Kojak foi o protagonista absoluto em 90% das cenas, embora fosse assistido por outros detetives da polícia e supervisionado por seu capitão. Pessoalmente Kojak não é uma série que me entusiasmava, tão previsível que era e como pouca originalidade dos casos, que poderia ser qualquer série de outros detetives da época. A originalidade do protagonista se tornou mais suportável.
Telly Savalas Kojak é apenas um magnífico ator de Hollywood, que ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como o Gomes em Homem de Alcatraz, e, em seguida, participou de grandes filmes como The Dirty Dozen e heróis de Kelly. Com o estrelato veio para Nova York, quando aos 49 anos, aceitou o papel de Kojak que o tornou mundialmente famoso. Foi seu melhor desempenho quando comparado com alguns dos seus trabalhos anteriores, mas o carisma e personalidade foram o que lhe deram caráter de transformá-lo em uma lenda, completamente mérito de Savalas, que não se moveu de sua função até sua morte aos 70 anos em 1994.
A série terminou em sua quinta temporada, sendo cancelada por sua baixa audiência, já que desde a quarta temporada, a repetição contínua da mesma fórmula foi cansativa e entediante. Aproveitando a popularidade do personagem, em 1989, a ABC produziu cinco filmes de duas horas reprisando o caráter de Kojak, com a intenção de continuar a série, mas com a morte de Savalas, em 1994, o projeto foi descontinuado.
Kojak foi uma série que muitos de nós se lembra especialmente por causa do carismático Telly Savalas, em vez dos casos e tramas da série, representante de uma era da televisão, como era nos anos setenta, que dominou esse tipo de série, aqui no Brasil ficou marcante sendo exibido na Globo e na extinta rede Manchete.
Quantas lembranças de uma época saudosista, me lembro que a série era famosa em todos os lugares, pois não havia quem conhecia o nome Kojak. Bons tempos da rede Manchete e suas relíquias.
ResponderExcluir