ko

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Franklin a tartaruga

           Franklin é uma série animada de televisão canadense produzido pela Treehouse TV, Nickelodeon e da Família. O show foi baseado nos livros escritos por Paulette Bourgeois e Brenda Clark, no Brasil foi exibido pelo SBT, tendo atingido um grande sucesso na década de 90.
            Franklin é uma tartaruga que quando quer ficar sozinho apenas se esconde dentro de sua concha, mas não com muita freqüência. Normalmente prefere o divertimento em jogar bolinhas de gude, andar de bicicleta ou nadar na lagoa. Às vezes, também lida em resolver alguns problemas. É definitivamente uma tartaruga muito inteligente, com a ajuda de seus amigos e familiares sempre consegue tudo o que quer. 
            Franklin quer ser como seu pai quando crescer. Sua mãe sabe montar uma barraca no quintal e seu pai é um grande construtor. Quando Franklin tem um problema sempre recorrer a seus pais para o conselhar a tomar a melhor decisão.
            Franklin e sua família vivem em uma casa branca em forma de iglu. Ele e sua irmã possuem cada um quarto, mas onde seus pais dormem nunca foi revelado. Outros personagens, como o Urso, vivem em casas construídas em árvores. O Castor mora em uma represa e o Caracol aparentemente reside em sua concha.
            Harriet é a irmã mais nova de Franklin. Sempre está atrás do seu irmão, é muito engraçada e muito corajosa, sendo que as vezes persegue seu irmão e o enche de perguntas. O urso é o melhor amigo de Franklin. Na verdade, ele gosta de fazer todas as coisas que ele faz: jogar futebol, andar de bicicleta e brincar de esconde. Mas assim que seu estômago de urso urge, sempre tem que parar para descansar e comer seus lanches. 
          O caracol é outro dos amigos de Franklin. Embora seja muito pequeno e não poder mover-se rapidamente, sempre quer fazer as mesmas coisas que seus amigos. É muito bom em dar conselhos, mas Franklin nem sempre os segue. 
         A gansa ama as coisas simples e não gosta de mudanças de planos. Às vezes é engraçada, mas seus amigos nunca riem dela para não ferir seus sentimentos. O coelho é cheio de energia., ele adora andar de bicicleta e skate e é o mais rápido de todos os seus amigos. No entanto, precisa de tempo para se concentrar em um projeto da escola.

domingo, 15 de dezembro de 2013

A pantera cor de rosa

            Desde a minha infância eu adorava desenhos animados, e uma série que me fez rir muito, foi a pantera cor de rosa. Que bom toque de humor absurdo, juntamente com a simplicidade dos desenhos originais e animação, feita especialmente de forma atraente. Esta série nostálgica foi, exibida na América Latina no final dos anos 70 e início dos anos 80 , sendo transmitido ao longo dos anos 90 , em muitos canais públicos de televisão a cabo, o que me deixou as mais belas lembranças da infância e adolescência. 
             Este personagem animado e engraçado foi criado por Friz Freleng para aparecer nos créditos do filme de mesmo nome de abertura , foi lançado em 1963. O filme de 1963 foi acerca de um ladrão que queria roubar um diamante chamado de "Pink Panther", em que o filme virou para animação para ilustrar o título e créditos de abertura até o final do filme. Blake Edwards dirigiu o animador Friz Freleng,1906-1995, para o desenvolvimento de um desenho animado e pediu apenas três coisas: que fosse engraçado, comovente e rosa.
             Mais tarde tornou-se o herói de sua própria série de animação, sendo o primeiro curta-metragem "Project Pink", depois da série aparecer mais focado nela. Este personagem causou tal impressão sobre o público , que mais tarde ( em 27 de Abril de 1963) o personagem apareceu na capa da revista "Time". Isso levou os produtores a criarem uma série de curtas de animação do personagem, independente do filme.
          Foi assim que em 18 de setembro de 1964 foi exibido um curta de animação com 6 minutos, intitulado " A pantera rosa ". No início, o programa consistia em suma da pantera com o curta " O Inspetor ", que foi baseado no personagem do filme de 1963, mas ao longo dos anos, foram introduzidos outros personagens.
              Além das qualidades já descritas da pantera pode-se notar também que raramente fala, normalmente se comunica através de gestos, rostos e sons. Ele é muito inteligente e habilidoso, às vezes, mas mesmo assim ele tende a ser um pouco desajeitado. Depois de um tempo, a Pantera Cor de Rosa começou a mostrar uma maneira muito peculiar de andar: com um passo em frente, avançando uma pequena distância e dando um pequeno salto, sem alterar a posição de pé (para o outro), então dá mais um passo e repete o procedimento.
             A música é mais um daqueles detalhes que fizeram desta série grande e inconfundível. Mas tudo o que você pode falar sobre esse personagem não faz justiça para ver o desenho do anime, que tem um pouco de magia típica de desenhos animados de antes.Em 2004, a pantera se reuniu nada menos do que 40 anos após a sua criação, há menos de quatro décadas de hilariante humor, sempre acompanhada pelas notas da magnífica harmonia de um grande compositor: Henry Mancini.