ko

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A estalagem maldita

            Filme baseado em um romance de Daphne Du Maurier ("Jamaica Inn", Editora Plaza & Janes). Roteiro de Sidney Gilliatt ("A Dama Oculta", "The Mystery Guest"), Joan Harrison ("Rebecca", "enviado especial") e JB Priestley ("The Old Dark House", "Dangerous Canto"). Século XIX após a morte de sua mãe, Maria (Maureen O'Hara), deixando a Irlanda a residir no "Jamaica Inn", um estabelecimento de propriedade de sua tia Joss Merlyn (Leslie Banks). 
            O marido desta última lidera um bando de assassinos que provoca destruições para apreender navios de carga e matando sua tripulação. Daphne du Maurier foi uma das escritoras favoritas de Alfred Hitchcock. Antes de colocar em Hollywood "Rebecca" e "Os Pássaros", o diretor britânico transformou em filme sua fase britânica do romance "Jamaica Inn" história de um grupo refugiados penais no abrigo da costa da Cornualha, intitulado na estréia de Maureen O'Hara.
          O mais aproveitável do filme, um dos menos proeminentes do autor e também conhecido como "Jamaica Inn" ou "La Posada Maldita" é precisamente a interpretação de Maureen, e em contraste com a parte dominadora do elenco, um desenho animado de Charles Laughton, que foi morto durante as filmagens.
           A trama, que liga o centro da justiça corrupta e criminosa em um caráter respeitável aristocrata levando uma vida dupla, não convenceu, apesar da singularidade dos personagens e seus traços expressionistas, alternando em um tratamento simples mas cansativo com a ação esperada, terminando em uma aventura sobre um possível efeito de intriga psicológica.

Um comentário:

  1. A trama também marcou a estréia de Maureen O'Hara no cinema, e ela brilha intensamente chegando a exibir uma sensualidade rara para aqueles tempos. Todavia, a obra não foi bem recebida pelos críticos da época, mas se transformou num grande sucesso de público surpreendendo até mesmo Hitchcock.

    ResponderExcluir