ko

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Drácula 1958

               Desprezado em sua estréia pelos críticos britânicos, o tempo tem levado muitos a chamá-lo o melhor filme baseado na contagem da Transilvânia infame; mas, sinceramente, eu duvido que a maioria sequer viu um quarto da lista de setenta filmes da Wikipedia, que, surpreendentemente, não inclui essa obra-prima do cinema espanhol que é Brácula: Condemor II . 
               De qualquer forma, o sucesso de Drácula resultou em série, mas esta primeira incursão do martelo no mito do famoso vampiro é talvez o mais famoso e foi um marco para a produção britânica. Drácula é baseado no romance de Bram Stoker, mas não o segue cegamente. As diferenças são evidentes a partir do início do filme. Jonathan Harker é apresentado no castelo do Conde para organizar sua biblioteca e não como advogado, e sabe desde o início a natureza diabólica do seu exército, que planeja se livrar da população. 
                Quando Jonathan não retorna de sua viagem, seu amigo Dr. Van Helsing, que dedicou sua vida a estudar vampiros porque o resto dos passatempos do século XIX já são muito visíveis, são apresentadas em Klausenburg de pistas sobre seu paradeiro. No entanto, assim como o médico chega ao castelo, o próprio Drácula enviado por transporte expresso Karlstadt à procura de um substituto para o seu último amor, levando-o a noiva de Harker, Lucy Holmwood,a  meia-irmã Mina. Se alguém é capaz de explicar por que o escritor inverteu os papéis de Lucy e Mina, sou todo ouvidos. 
                 A partir desse momento começa uma caçada única, e apesar das diferenças com o romance de Bram Stoker, o roteiro de Jimmy Sangster é sólido o suficiente para que não queria submeter-se a um envoltório cheio de ironia. Terence Fisher, um dos melhores diretores que trabalhavam para Hammer, fez aqui um trabalho notável em coordenar o trabalho de grandes artistas para compor uma peça de alta qualidade cinematográfica, graças à sua fusão incomum de horror e erotismo.

Um comentário:

  1. O filme é notável por sua atmosfera gótica, algo que se especializou ao longo dos anos sessenta para fazê-la a marca da casa. O design de produção é barato e mostra, os elementos essenciais de produções de terror da empresa, que dá ao filme uma atmosfera única e muito característica.

    ResponderExcluir