Seu nome vem do Inglês Pop-eye / pɒpaɪ / que significa literalmente Eye nervoso, mas refere-se a seu olho cego, termo comum para os marinheiros. Popeye é caracterizado como um marinheiro independente com uma forma peculiar de falar, músculos super-desenvolvidos de antebraços e um tubo de haste do milho onipresente em sua boca.
Uma das características mais populares deste personagem é o consumo de espinafre, que aumentam a sua força para limites sobre-humanos. Repetía a história ao longo de cada curta: um vilão, geralmente Brutus sequestrado a namorada do Popeye. A tentativa de salvamento marítimo, mas seria derrotado. Depois disso, Popeye come espinafre para dar-lhe força sobre-humana e derrotar o vilão.
A referência à presente nos espinafres e tiras de quadrinhos curtas vêm de um estudo publicado, devido a um erro de impressão, alegou que estes tinham um teor de ferro. O erro foi descoberto na década de 30, mas não foi publicado até TJ Hamblin escreveu sobre ele no British Medical Journal.
Para mostrar a importância do Popeye, foram nestes lugares onde ele apareceu ou foi lembrado: As Meninas Superpoderosas; Memórias da Emília (Monteiro Lobato); Zorra Total; Os Padrinhos Mágicos; Chaves; mascote do Clube de Regatas do Flamengo; Bob Esponja; O Fantástico Mundo de Bobby.
Aqui no Brasil, na TV Aberta os episódios colorizados e dublados em 1996 foram exibidos pela Rede Globo durante 1996 até o início de 2000, e também em 2006 como "tapa-buracos" de madrugada.
ResponderExcluir