O personagem icone dos videogames Pac-Man, completou 35 anos. Também conhecido no Brasil como o come-come, tornou-se um fenômeno social que tem entretido gerações com um jogo bastante simples, mas altamente viciante Tenho certeza que muitos de vocês deve ter gasto algumas moedas nos fliperamas para passar o tempo fugindo dos fantasmas.
A celebração deste aniversário não foi pequena com precisão. Ele foi descontinuado por muitos anos, mas a memória desse personagem permanece na memória coletiva e, embora você não possa dizer que parece ontem quando foi lançado, muitas pessoas se lembram com nostalgia. A primeira máquina de jogo com este personagem foi lançado no Japão, exatamente em 22 de maio de 1980 e pressagiava o seu criador, Toru Iwatani, sua idéia se tornou um símbolo dos anos 80.
Não demorou muito para se tornar um sucesso comercial e até mesmo vencer o Guiness Record para se tornar o jogo mais vendido no mundo naqueles anos. De fato, entre 1981 e 1987 foram vendidos em todo o mundo 293 822 máquinas originais, sem contar as ROMS que foram usadas para outras estruturas em outros consoles.
Curiosamente, é de salientar que o nome nasceu por causa do barulho que faz esse personagem quando você abre e fechar a boca e dizer que foi inventado quando o criador de uma pizza foi comido foi quando ele foi inspirado e nasceu a Celebridade do pac-man.
A onipresença do Pac-Man foi a primeira indicação de que os jogos estavam prestes a se tornar o meio de entretenimento dominante da era da informação. (também marcou indiscutivelmente o início da iminente invasão da cultura pop do Japão e se alastrando pelo resto do mundo, mesmo os jogadores na época não sabendo de onde estava vindo).
ResponderExcluir