ko

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Casablanca

        Todo o amante de filmes, deve ter uma lista de melhores filmes que não pode deixar de ver antes de morrer. Essa lista não pode deixar de ter um clássico chamado "Casablanca", e eu devo admitir que eu não tinha visto. Mas, para os cinéfilos e românticos que ainda não assistiram, confiram, pois este é um dos maiores dramas do cinema.
        Casablanca é o nome da maior cidade de Marrocos, e nos tempos da Segunda Guerra Mundial, era parada obrigatória para quem quisesse deixar a Europa para os Estados Unidos. Este é o lugar onde Rick, um americano que não pode deixar o país, desenvolve a trama. É aqui onde a história se torna mais complexa. Forças nazistas não deixam um revolucionário a deixar a cidade, enquanto Rick está dividido entre ajudar o estrangeiro ou reconstruir sua história de amor antiga.
         O enredo do filme é cheio de subtextos e pequenas subtramas, que qualquer filme clássico deve ter. São ricas performances de teatro e personagens que operam em um ambiente hostil. A capacidade do filme entrar em um mundo de glamour realiza sob o stress de guerra, é formidável. Uma delícia cinematográfica do início ao fim.
       Nem todos os filmes merecem ser remasterizados, é claro, que no caso dos clássicos tais como "Casablanca" é quase uma necessidade. São destes filmes, que nascem todos os outros que nós vemos hoje. Ingrid Bergman possui uma capacidade de atuar formidável, enquanto Humphrey Bogart lida com perfeição o papel do galã de antigamente, com uma sensibilidade difícil de encontrar nos atores de hoje em dia.

Um comentário:

  1. Maravilhoso, isso, em todos os sentidos dentro da Sétima Arte, filme para se compar e rever sempre, seria bom se voltassem a fazer filmes com esse tom de classe e qualidade.

    ResponderExcluir