Todo o amante de filmes, deve ter uma lista de melhores filmes que não pode deixar de ver antes de morrer. Essa lista não pode deixar de ter um clássico chamado "Casablanca", e eu devo admitir que eu não tinha visto. Mas, para os cinéfilos e românticos que ainda não assistiram, confiram, pois este é um dos maiores dramas do cinema.
Casablanca é o nome da maior cidade de Marrocos, e nos tempos da Segunda Guerra Mundial, era parada obrigatória para quem quisesse deixar a Europa para os Estados Unidos. Este é o lugar onde Rick, um americano que não pode deixar o país, desenvolve a trama. É aqui onde a história se torna mais complexa. Forças nazistas não deixam um revolucionário a deixar a cidade, enquanto Rick está dividido entre ajudar o estrangeiro ou reconstruir sua história de amor antiga.
O enredo do filme é cheio de subtextos e pequenas subtramas, que qualquer filme clássico deve ter. São ricas performances de teatro e personagens que operam em um ambiente hostil. A capacidade do filme entrar em um mundo de glamour realiza sob o stress de guerra, é formidável. Uma delícia cinematográfica do início ao fim.
Nem todos os filmes merecem ser remasterizados, é claro, que no caso dos clássicos tais como "Casablanca" é quase uma necessidade. São destes filmes, que nascem todos os outros que nós vemos hoje. Ingrid Bergman possui uma capacidade de atuar formidável, enquanto Humphrey Bogart lida com perfeição o papel do galã de antigamente, com uma sensibilidade difícil de encontrar nos atores de hoje em dia.
Maravilhoso, isso, em todos os sentidos dentro da Sétima Arte, filme para se compar e rever sempre, seria bom se voltassem a fazer filmes com esse tom de classe e qualidade.
ResponderExcluir