ko

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Rambo

         Um dos desenhos animados mais polêmicos da década de 80, disparou um longo debate naqueles dias nos meios de comunicação, sobre a violência nos programas para crianças. Se alguém poderia ter previsto que o personagem principal do romance de David Morrell " First Blood " se tornou um herói para as crianças certamente seria considerado louco, pois não havia um único elemento para defender qualquer argumento acerca de um desenho infantil.
        A verdade é que, em 1986, isso se tornou uma realidade. O grande produtor Rubi-Spears Enterprises, que era um artista veterano da empresa Hanna-Barbera, aventurou-se na televisão com desenhos animados de Chuck Norris, cujo o o resultado foi um fiasco nos Estados Unidos. Após o fracasso de Chuck Norris, o produtor investiu em Silvester Stallone colocando Rambo em programas matinais voltados para crianças.
Antes de o programa ir ao ar, muitas pessoas eram contra um personagem violento como Rambo, que aparecia em filmes impróprios para menores de 18 anos, e poderia se tornar um exemplo para as crianças. Rambo: A Força da Liberdade foi descontinuado antes que ele se tornasse conhecido na televisão.
      Mas, após embate, o desenho voltou mais humanitário, um exemplo disso foi a presença do Coronel Trautman e Kat Taylor, companheiro de Stallone em Rambo 2. Rambo: A Força da Liberdade teve um desenvolvimento muito semelhante ao que foi Gi I Joe com a particularidade de que era muito mais dinâmico. John, que, naturalmente, manteve o rosto de Stallone, liderava uma equipe de forças especiais ao redor do mundo que lutavam contra um grupo nazista chamado neo savage.
        O desenho foi superior em seu desempenho em ambos aspectos e tecnicamente isso teve o seu efeito sobre o público. Contra todas as probabilidades o personagem de David Morrell se tornou um fenômeno popular entre os meninos e o sucesso foi enorme. Foram realizados mais de 60 episódios. Assim Rambo se tornou um clássico dos anos 80.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O Incrivel Hulk

                               
     A primeira vez que eu tenho a memória de ver a série, um episódio da segunda temporada, intitulado "Ricky". O que naquela época me intrigava era como o David Banner na série, tinha criado um "monstro". Não só eu me tornei fã incondicional da série, como também dos filmes que se seguiram do "O Incrível Hulk".
      O Incrível Hulk, foi uma série de televisão norte-americana, que durou cinco temporadas (1977-1982), com o renomado ator Bill Bixby como o Dr. David / Bruce Banner e Lou Ferrigno como o Hulk. O roteiro foi desenvolvido por Kenneth Johnson. 
      No início de 1977, o gerente da Universal Television, roteirista Frank Price Kenneth Johnson ofereceu um contrato para criar uma série de televisão baseada em qualquer um dos personagens dos quadrinhos que ele acabara de comprar os direitos. Johnson rejeitou inicialmente a oferta, mas, depois de ler as histórias ele mudou de idéia e tomou a iniciativa de trazer o Hulk. Primeiro, Johnson mudou o nomecomo David Bruce Banner (o seu primeiro nome era Robert nos quadrinhos). A mudança, de acordo com Johnson, foram utilizados para a série não se parece com uma série de quadrinhos, e a maioria dos nomes de vários personagens de histórias em quadrinhos também mudou.
     Stan Lee, portanto, mostra que mudou o nome do personagem principal, porque o nome de Bruce Banner soou, para o estudo, como um personagem gay, e o nome David como seu primeiro nome soou mais neutro. Ele também teve que pular vários personagens de quadrinhos importantes (Betty Ross, Rick Jones, Thunderbolt Ross, Dr. Samson e Glenn Talbot). Uma vez de que o médico é exposto à radiação gama por uma explosão atômica, Banner conta com uma overdose acidental de o mesmo, mas em seu próprio laboratório, para criar um grau de realismo, em vez de ser visto como pesquisa de energia nuclear , o personagem é um médico. E a maioria dos elementos de fantasia quadrinhos foram omitidos.
     Para o papel de David Bruce Banner, foi considerado o veterano ator Bill Bixby para o papel. Bixby inicialmente não queria, mas depois de analisar o script, ele muda de idéia. Jack Colvin foi contratado para o papel de Jack McGee, um jornalista que investiga tanto o cientista como o Hulk, não percebendo que os dois são a mesma pessoa. Mas o principal desafio foi encontrar um ator para interpretar o Hulk. Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno fizeram o teste, mas foram rejeitados por causa de sua altura. O papel foi inicialmente oferecido por Richard Kiel, que aceitou o papel, mas dentro de poucos dias de filmagens, ele foi demitido porque não atender a fisicalidade do personagem. O fisiculturista Lou Ferrigno, foi oferecido a ficar com o papel e aceitou. 
     As origens do personagem são muito diferentes dos quadrinhos. David Bruce Banner é um cientista traumatizado pela morte de sua esposa em um acidente de carro e, com ele, a culpa de não ter feito o suficiente para salvá-la das ruínas. Está interessado em descobrir o fenômeno de como os seres humanos têm episódios breves de força sobrenatural durante períodos difíceis, para ver se a pesquisa pode salvar as pessoas perto de um destino trágico. Em pouco tempo, conclui que uma forte dose de radiação gama causa  manchas solares. Para testar sua teoria, ele tenta bombardear com a ajuda de equipamentos tecnológicos, a radiação gama para ver se ela oferece, temporariamente, a força sobre-humana. 
     No entanto,  ele recebe uma dose muito maior do que ele esperava (2 milhões de unidades, em vez dos  300.000 desejado). Uma noite chuvosa, ele ataca um dos pneus do carro. Ao tentar mudar o pneu furado, se machucar e chora. Essa raiva e angústia resultará em uma metamorfose que começa com a mudança da cor dos olhos de uma esverdeada, enquanto a sua pele torna-se verde e também aumenta a sua massa muscular. Num acesso de raiva, Hulk empurra o carro para fora da estrada. Ele conhece uma garota que vai pescar, tentando ajudá-la, ela foge e traz o seu pai. O pai atira no Hulk, e cai no lago, retronando a superfície. Em pouco tempo, ele se transforma de volta para David Banner, que, ironicamente, é desidratado e não tem memória do que aconteceu ou o que fez como Hulk. 
     Depois de algumas experiências, ele descobre que a criatura é impulsionada pela raiva e estresse fortes. No entanto, suas tentativas para reverter o processo é interrompido pelo repórter Jack McGee, que vai investigar e segue Banner. Algum tempo depois, um acidente destrói o laboratório, transformado o como o Hulk. David Banner visita sua própria sepultura, e viaja de cidade em cidade, procurando curar sua raiva interior. A partir daí, então, começa a série em que ele viaja de cidade em cidade, à procura de uma maneira de domar o espírito selvagem que há em si mesmo. 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A estalagem maldita

            Filme baseado em um romance de Daphne Du Maurier ("Jamaica Inn", Editora Plaza & Janes). Roteiro de Sidney Gilliatt ("A Dama Oculta", "The Mystery Guest"), Joan Harrison ("Rebecca", "enviado especial") e JB Priestley ("The Old Dark House", "Dangerous Canto"). Século XIX após a morte de sua mãe, Maria (Maureen O'Hara), deixando a Irlanda a residir no "Jamaica Inn", um estabelecimento de propriedade de sua tia Joss Merlyn (Leslie Banks). 
            O marido desta última lidera um bando de assassinos que provoca destruições para apreender navios de carga e matando sua tripulação. Daphne du Maurier foi uma das escritoras favoritas de Alfred Hitchcock. Antes de colocar em Hollywood "Rebecca" e "Os Pássaros", o diretor britânico transformou em filme sua fase britânica do romance "Jamaica Inn" história de um grupo refugiados penais no abrigo da costa da Cornualha, intitulado na estréia de Maureen O'Hara.
          O mais aproveitável do filme, um dos menos proeminentes do autor e também conhecido como "Jamaica Inn" ou "La Posada Maldita" é precisamente a interpretação de Maureen, e em contraste com a parte dominadora do elenco, um desenho animado de Charles Laughton, que foi morto durante as filmagens.
           A trama, que liga o centro da justiça corrupta e criminosa em um caráter respeitável aristocrata levando uma vida dupla, não convenceu, apesar da singularidade dos personagens e seus traços expressionistas, alternando em um tratamento simples mas cansativo com a ação esperada, terminando em uma aventura sobre um possível efeito de intriga psicológica.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O Demolidor

           1996 John Spartan (Sylvester Stallone) é um policial durão, na cidade de Los Angeles, cujo principal objetivo é capturar um perigoso criminoso chamado Simon Phoenix (Wesley Snipes). Quando bem sucedido, ele é acusado de usar métodos pouco ortodoxos que causam a morte de um grupo de pessoas que permaneceram como reféns. Ambos estão condenados a ser congelados pelo processo criogênico.
         Phoenix escapa do crioprisão e começa a aterrorizar uma metrópole agora chamada San Angeles, onde aparentemente não há paz, harmonia e tranquilidade. Para parar a barbárie criado pelo psicopata, a polícia também vai lançar Spartan, assim será possível deter as ações criminosas de seu inimigo.
         Uma mistura divertida de comédia e thriller de ação futurista é o que está à frente deste "Demolidor", um filme com traços cômicos que toma emprestado influências de "1984" de George Orwell e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, servindo com uma temática para a construção de um filme de Sylvester Stallone inefável, que encontra um de seus melhores papéis.
            O filme apresenta um mundo asséptico, sincero e sem graça para ver, em que as canções são jingles publicitários mais bem sucedidos do século XX,. É uma sociedade desumanizada e dominada por um equilíbrio artificial criado e controlado por máquinas. Quem pode abrir os olhos para esta comunidade alienada? Sly como o herói, que, com seus métodos fascistas de regeneração coletiva vai enfrentar um gracioso e rude Wesley Snipes.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O Massacre da Serra Elétrica 1974

            Cinco jovens vão passar alguns dias na casa do avô de um deles, param primeiro no cemitério onde eles descobrem que o túmulo do avô foi profanado, no entanto, ainda na casa onde eles estavam caem nas mãos de uma família de psicopatas. The Texas Chainsaw Massacre é um daqueles clássicos essenciais da história do cinema; mas filme de terror; mas o subgênero slasher do horror. Este filme é que lançou e definiu este subgênero em que um grupo de jovens é perseguido por um psicopata.
           É um dos primeiros e um dos melhores filmes do gênero. Ele foi produzido na década de 70, quando o filme era diferente, não eram os mesmos valores, nos filmes atuais poderia ser mais arriscado, o que é visto em muitas cenas cruéis e devastadoras que não poderiam ser incorporadas em qualquer filme atual.
       Observa-se que os atores não são os melhores do mundo, mas também não tinham os personagens mais interessantes. Notável a atuação de Marilyn Burns, a menina que grita, coberta de sangue e Allen Danziger como o psicopata.
          Tem cenas que são registradas porque excedem os limites de violência, sadismo e imagens grotescas que normalmente vemos nos filmes. Depois de tantos anos, fui conhecer muitas coisas sobre as filmagens: o orçamento era mínimo e os atores tiveram de suportar condições terríveis, danos físicos em algumas das cenas foram algumas das surpresas.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Um Agente na Corda Bamba

       No filme, Clint é Wes Block, um policial, pai divorciado de duas filhas ( sua filha na vida real, Alison Eastwood), que investiga uma série de crimes sexuais, enquanto ele desencadeia seu lado mais perverso, mantendo-se com prostitutas e strippers que apenas adicionam à pilha de vítimas e o assassino se aproxima lentamente do seu círculo familiar.  
       Nós estamos diante do filme típico desenvolvido com base em uma idéia que parece interessante no papel, mas apenas deixa a tela mais conservadora e menos emocionante possível. Tightrope não só não surpreende o público, mas ao longo do tédio mata de paciencia os telespecatores. E este é realmente um crime com o público que assistiu nos cinemas da época. 
       A fórmula para um bom thriller é obter a tensão e suspense proporcionais ao desenrolar da trama para, no último ato, terminar com um clímax que deixa você de boca aberta. Apesar de um início intrigante, a tensão deve diminuir até atingir o final. Em suma, o filme foi muito criticado por esta queda de rendimento do enredo da metade para o final do longa.
       No entanto, há um momento no filme que brilha e faz valer a pena te-lo assistido ... pelo menos até o minuto 33, quando se constatar que: Existe o cereal Donkey Kong! A Nintendo pagaria por este anúncio? A empresa japonesa interessou de alguma forma no marketing que o filme iria proporcionar.A caixa de cereal é a coisa mais interessante que eu me recordo deste filme. 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Capitão Harlock

             A série de shonen ai é baseado em um mundo futurista onde a humanidade deixou o desejo de conquista que se espalhou por todo o universo. Vários dedicam ao lazer e entretenimento, os homens não são capazes de suportar o fardo de suas vidas, livre de obrigações. No entanto, muitas pessoas que viram as suas vidas desperdiçadas em um terreno inerte de esperanças e sonhos, embarcam novamente em navios a navegar o universo em si.
            E o governo da Terra, criticando essa conduta, acusado de piratas e criminosos. Assim nasceu a figura dos piratas do espaço, que, no final do terceiro milênio, começou a crescer. Tudo começa quando uma grande esfera negra cai na Terra. Professor Daiba com seu filho Tadashi descobre que este objeto foi enviado pela Amazon, uma espécie extraterrestre que possuia planos para invadir a Terra. 
           No entanto, nenhum governo acredita nesses fatos, e entram em campo como algo casual e insignificante. Mesmo quando o professor Daiba é assassinado, ninguém faz nada. Isso enfurece Tadashi, que vê a única solução, embarcar em Arcadia, pedir a ajuda de Capitão Harlock e, juntos, lutar contra a Amazon para que eles possam vingar seu pai.
           Mas, aos poucos, Tadashi descobre que a tripulação e o mesmo Harlock têm suas próprias razões para lutar, como Rafflesia, a Rainha das Amazonas. Assim, a guerra por terra não serve apenas para proteger o planeta ou conquistar, mas para descobrir quem está por trás desses atos.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Popeye

             Seu nome vem do Inglês Pop-eye / pɒpaɪ / que significa literalmente Eye nervoso, mas refere-se a seu olho cego, termo comum para os marinheiros. Popeye é caracterizado como um marinheiro independente com uma forma peculiar de falar, músculos super-desenvolvidos de antebraços e um tubo de haste do milho onipresente em sua boca. 
             Uma das características mais populares deste personagem é o consumo de espinafre, que aumentam a sua força para limites sobre-humanos. Repetía a história ao longo de cada curta: um vilão, geralmente Brutus sequestrado a namorada do Popeye. A tentativa de salvamento marítimo, mas seria derrotado. Depois disso, Popeye come espinafre para dar-lhe força sobre-humana e derrotar o vilão. 
             A referência à presente nos espinafres e tiras de quadrinhos curtas vêm de um estudo publicado, devido a um erro de impressão, alegou que estes tinham um teor de ferro. O erro foi descoberto na década de 30, mas não foi publicado até TJ Hamblin escreveu sobre ele no British Medical Journal. 
            Para mostrar a importância do Popeye, foram nestes lugares onde ele apareceu ou foi lembrado: As Meninas Superpoderosas; Memórias da Emília (Monteiro Lobato); Zorra Total; Os Padrinhos Mágicos; Chaves; mascote do Clube de Regatas do Flamengo; Bob Esponja; O Fantástico Mundo de Bobby.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Speed Racer

           Speed Racer, um jovem e audaz piloto de corrida de dezoito anos, dirige o carro Mach 5 criado por seu pai (Pops) e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas. Speed e o Corredor XSpeed está sempre disposto a lutar pela justiça e por seus amigos e sonha em ser o melhor piloto do mundo. Seu irmão mais velho, o Corredor X (o corredor mascarado) é na verdade Rex, o irmão mais velho de Speed, que fugiu de casa após sofrer um acidente durante uma corrida e discutir com seu pai, que não queria que seu filho voltasse às pistas. Tornou-se agente secreto da Interpol.
          Gorducho, o irmão mais novo de Speed com 7 anos de idade junto com Zequinha (Chim Chim em Inglês), seu macaco de estimação, estão sempre presentes nas aventuras, normalmente escondidos no porta-malas do Mach 5. O Mach 5, carro de corrida de Speed, tinha um arsenal de equipamentos que ajudavam Speed a se safar das enrascadas em cada uma de suas aventuras. Em seu volante existe um painel de controle com 7 botões, cada equipamento especial estava relacionado com a letra de seu respectivo botão.
          Speed, Sparky, Pops e Trixie Trixie é a suposta namorada de Speed, (apesar de nunca tê-lo beijado) tem 18 anos e faz parte da equipe, pilotando o helicóptero que auxilia nosso herói quando ele se mete em encrencas.
          Pops Racer é o pai de Speed. Engenheiro renomado, após ser demitido de uma grande empresa de corridas resolveu montar seu próprio time e efetivar o seu mais audacioso projeto: a construção do Mach 5. Sparky é o mecânico faz-tudo da equipe, sempre tentando evitar que Speed se dê mal tomando decisões precipitadas, tanto dentro como fora das pistas.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Drácula 1958

               Desprezado em sua estréia pelos críticos britânicos, o tempo tem levado muitos a chamá-lo o melhor filme baseado na contagem da Transilvânia infame; mas, sinceramente, eu duvido que a maioria sequer viu um quarto da lista de setenta filmes da Wikipedia, que, surpreendentemente, não inclui essa obra-prima do cinema espanhol que é Brácula: Condemor II . 
               De qualquer forma, o sucesso de Drácula resultou em série, mas esta primeira incursão do martelo no mito do famoso vampiro é talvez o mais famoso e foi um marco para a produção britânica. Drácula é baseado no romance de Bram Stoker, mas não o segue cegamente. As diferenças são evidentes a partir do início do filme. Jonathan Harker é apresentado no castelo do Conde para organizar sua biblioteca e não como advogado, e sabe desde o início a natureza diabólica do seu exército, que planeja se livrar da população. 
                Quando Jonathan não retorna de sua viagem, seu amigo Dr. Van Helsing, que dedicou sua vida a estudar vampiros porque o resto dos passatempos do século XIX já são muito visíveis, são apresentadas em Klausenburg de pistas sobre seu paradeiro. No entanto, assim como o médico chega ao castelo, o próprio Drácula enviado por transporte expresso Karlstadt à procura de um substituto para o seu último amor, levando-o a noiva de Harker, Lucy Holmwood,a  meia-irmã Mina. Se alguém é capaz de explicar por que o escritor inverteu os papéis de Lucy e Mina, sou todo ouvidos. 
                 A partir desse momento começa uma caçada única, e apesar das diferenças com o romance de Bram Stoker, o roteiro de Jimmy Sangster é sólido o suficiente para que não queria submeter-se a um envoltório cheio de ironia. Terence Fisher, um dos melhores diretores que trabalhavam para Hammer, fez aqui um trabalho notável em coordenar o trabalho de grandes artistas para compor uma peça de alta qualidade cinematográfica, graças à sua fusão incomum de horror e erotismo.